Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Ubatuba é destaque no Hang Loose Surf attack
11/10/2021 19:35 em Atletas Ubatuba

 

Diego Aguiar venceu na Sub 18 em seu último ano de participação no circuito.

Todas as fotos de ação por Munir El Hage @munirelhage

 

Foi um evento em que a equipe de Ubatuba brilhou. Foram quase 300 surfistas de 10 estados participando da 1ª etapa do famoso circuito de base Hang Loose Surf Attack, realizado na Praia de Cambury em São Sebastião no início de outubro. Nossos atletas venceram 4 categorias e emplacaram pelo menos um atleta em 7 das 8 finais disputadas! Sem dúvidas um evento que não será esquecido pela comunidade surfística local. Márcio ‘Cebola’ Fagnani, técnico da equipe de base ubatubense, revela algumas informações sobre seu envolvimento nesse projeto e também alguns tópicos sobre a participação dos atletas de Ubatuba na etapa:

Nairê Marquez fez duas finais, faturando a Sub18.

RADIO UBATUBA SURF: Há quanto tempo você está à frente da equipe de base de Surf de Ubatuba e como foi o desempenho neste período?

Márcio ‘Cebola’ Fagnani: Eu iniciei esse trabalho como técnico das categorias de base em 2017, a convite da AUS na figura do presidente Marco Terra. Já em 2017 no meu primeiro ano com a equipe ubatubense conseguimos conquistar o título estadual por equipes. Em 2018 e 2019 ficamos com o vice-campeonato estadual e em 2020 novamente conquistamos este título. Nesse período, quase 5 anos à frente da equipe ubatubense, foram vários títulos individuais conquistados por Diego Aguiar, Ryan Kainalo, Kailani Rennó, Daniel Adisaka, entre outros, excelentes atletas representando muito bem Ubatuba.

RÁDIO UBATUBA SURF: Essa etapa teve domínio de nossos atletas, ‘’representando’’ (no real sentido da palavra) a cidade no evento. Como você analisa nosso desempenho?

Márcio ‘Cebola’ Fagnani: Poxa, esse retorno do Circuito Hang Loose Surf Attack foi um acontecimento muito esperado por todos! Ele acontece desde 1988, através do patrocínio da Lightning Bolt, e em 1994 passou a ser patrocinado pela Hang Loose. Este circuito é realizado há 33 anos, o mais famoso do Brasil e conhecido em todo o mundo; muito valorizado e muito disputado. Havia uma expectativa sobre um possível cancelamento em virtude de uma nova onda de casos de Covid-19 mas o evento pôde ser realizado seguindo os protocolos de segurança previstos. Com o trabalho agora da nova federação que assumiu o comando do Surf paulista, a SPSurf, eles conseguiram manter a parceira com a Hang Loose e Ubatuba mais uma vez mostrou a força de seus atletas. Vencemos 4 das 8 categorias em disputa, três vice-campeonatos, dois 3º lugares e mais dois 4° lugares. A única categoria que não tivemos representantes na final foi a Sub14 feminina, mas por pouco, pois tivemos a participação de duas atletas nas semifinais.

Ryan Kainalo detonou na Sub 16 vencendo em grande estilo sua categoria

Na categoria Sub18 masculina tivemos a vitória de Diego Aguiar, na Sub16 tivemos a vitória de Ryan Kainalo além da presença de Gabriel Klaussner finalizando em 2º e Guilherme Fernandes em 3ª (3 atletas de Ubatuba nessa final); na Sub 14 masculina tivemos a vitória de Pedro Henrique e o vice-campeonato com Kalani Robles; na Sub 12 masculina 2º e 3º lugares para Ubatuba com Eduardo Mulford e Kalani Robles; Na Sub 18 feminina, vitória de Nairê Marquez, na Sub 16 Nairê fez final também ficando com a 4ª colocação. Na Feminina Sub 14 as duas atletas que pararam na semi final foram Aurora Ribeiro e Marina Suguimoto. E fechando a sub 12 feminina, Marina Suguimoto finalizou na 4ª colocação. E fora a brilhante participação de nossos atletas em todas as categorias, ainda trouxemos o título do Air Show, bateria especial que premiou Lucas Lisboa com o melhor aéreo. Todos esses resultados são frutos do trabalho e dedicação dos atletas, dos pais que proporcionam todas essas situações, dos vários técnicos que atuam em Ubatuba trabalhando forte, de forma individual ou em grupos, como é o caso do Everton Silva com a Equipe Effect, o Pedro Aguiar fazendo um trabalho incrível com a Marina Suguimoto, o Lucas Santos fazendo um trabalho agora com a Nairê Marques, o Coach e shaper Eduardo Reco com seu filho Kalani Robles, entre outros; sem dúvidas um trabalho muito bem feito gerando esse resultado muito positivo para Ubatuba.

Pedro Henrique mandou muito bem conquistando a Sub 14.

RÁDIO UBATUBA SURF: Como é o suporte para os que os atletas representem nossa cidade nesses eventos?

Márcio ‘Cebola’ Fagnani: A equipe de base de Ubatuba recebe um valor através de convênio com a Prefeitura Municipal para a AUS, a Associação Ubatuba de Surf. No caso eu não sou contratado pela prefeitura, sou voluntário, aliás é bom deixar isso bem claro que todos os que estão à frente da AUS não recebem nenhum tipo de remuneração. Recebemos sim, as diárias quando estamos desempenhando alguma função nos dias do evento, como membros do staff técnico. Mas no dia a dia fazemos isso de forma espontânea, de maneira voluntária, uma dedicação a esse trabalho para manter os atletas em atividade e no ritmo de competição para representar cada vez melhor nossa cidade. A AUS recebe esse repasse da Prefeitura que é investido nas despesas dos atletas e do técnico responsável pela equipe, e nesse ano consegui trazer o apoio da Construtora e Incorporadora Saint Martin, investindo em eventos e também na equipe de base de Ubatuba, agora oferecendo uma ajuda e apoio reforçando nosso orçamento nos custos da equipe. A Wizard Idiomas também nos dá um apoio muito importante, pois nos fornece já há alguns anos os uniformes dos atletas e a barraca de praia para que os nossos surfistas tenham um ponto de apoio na areia durante os eventos. Temos na equipe cerca de 26 a 28 atletas, as vezes até 32 atletas, nisso temos as despesas de inscrições, alimentação e estadia. No caso do transporte, a Secretaria Municipal de Esportes oferece vans para levar nossa equipe aos municípios que estão sediando as etapas. E assim vamos formando nossa união sempre mantendo o nome de Ubatuba em destaque no cenário do Surf estadual. Já estamos nos preparando para a próxima etapa que será realizada em dezembro no Guarujá; Valeu!!

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!