Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline

Este é o espaço dedicado aos atletas profissionais de Ubatuba, cidade tradicional em formar surfistas consagrados no cenário do Surf brasileiro.

 

Hizunome Bettero, um dos grandes nomes do Surf brasileiro, nativo de Ubatuba, abre o novo espaço dedicado aos pro surfers que residem no paraíso verde. O nome Hizunome significa ‘equilíbrio entre espírito e matéria’, tem origem japonesa e foi escolhido por seu pai, sob influência da religião messiânica. No Surf, Hizú conquistou resultados expressivos em várias partes do planeta além do Brasil, como EUA, África do Sul e Portugal, além de ter tido a oportunidade de surfar em vários picos em diferentes países como Indonésia, Hawaii, Australia, Japão, França, Escócia entre outros.

 Fotos cedidas gentlimente pelo amigo Gabriel Ferreira @gferreiraphoto

 

RÁDIO UBATUBA SURF: Hizunome Bettero! Prazer receber você aqui em nosso site abrindo esse novo espaço dedicado aos Pro Surfers de Ubatuba. Como foram seus primeiros contatos com o esporte? Quem foram seus maiores incentivadores?

 HIZUNOME BETTERO: Prazer, Alexey pela oportunidade! Meus maiores incentivadores foram sempre meus pais. Eles eram artesãos, minha mãe tinha uma barraca de artesanato na feira, pedi uma prancha e prontamente eles me deram, então eu ficava ali no Cruzeiro pegando umas ondinhas enquanto eles trabalhavam. Sempre que eles iam para a Praia Grande eu aproveitava para surfar lá também enquanto minha mãe fazia o trabalho dela, meu pai dando o suporte no trabalho e de olho em mim e nos meus irmãos que somos em 5. Ficávamos sempre juntos na praia e comecei a ver o Surf né, observava sempre o Ricardo Toledo, Alexandre Costinha, Tadeu Pereira, Renato Galvão, Fábio Leite. Odirlei Coutinho também era um grande surfista que me instigou muito. Depois fui crescendo e entrei numa equipe formada por Edgley Santos, Saulo Junior, eu e Renato Galvão. Nós viajámos bastante com o objetivo de competir por todo o Brasil e fomos nos destacando. Cada um foi seguindo seu caminho, conseguindo seus resultados, a galera sempre junto fazendo uma grande representação da cidade de Ubatuba no estado de São Paulo, no Brasil e até fora do país.

 

RÁDIO UBATUBA SURF: Muitos nomes fortes citados por você, dessa cidade que é um verdadeiro celeiro de excelentes atletas! Bom, e nessa sua caminhada, na qual continua na ativa e quebrando(!), diga quais foram os resultados mais expressivos conquistados até aqui:

HIZUNOME: Bom, na minha carreira como amador fui campeão paulista na categoria iniciante, mirim. Consegui ser campeão brasileiro mirim, também. Já como profissional ganhei uma etapa do Super Surf em Saquarema, consegui fazer alguns bons resultados entre 5ºs e 3ºs em Noronha no QS 6 estrelas Prime. Consegui um vice campeonato num Prime em Saquarema também. Fora do Brasil fui campeão num evento em Huntington Beach na Califórnia. Consegui um vice campeonato em Durban na África do Sul num WQS 3 estrelas; me lembro de um 5º lugar num evento em Açores, Portugal. Venci um evento patrocinado pela Petrobras em Macaé no RJ, enfim foram vários resultados que consegui em minha carreira, graças a Deus!

RÁDIO UBATUBA SURF: Puxa, parabéns, linda história escrita com resultados excelentes em várias partes do mundo. Fora os campeonatos, imagino que você deve ter surfado em muitas ondas especiais pelos quatro cantos do planeta. Quais foram os lugares que marcaram sua mente de uma forma especial?

HIZUNOME: Então, durante minha participação no Circuito Mundial eu gostava muito de ir para Noronha, Saquarema também, sem falar em Ubatuba, nossa casa, lugar que estou acostumado a surfar sempre altas ondas; Regência no ES também é um lugar animal. Fora do Brasil tive oportunidade de fazer várias surf trips, né, viagens legais de poder curtir como Escócia, Inglaterra, França, Portugal, Santa Cruz na Califórnia, Austrália. Agora, de onda marcante mesmo, posso falar de: Jeffreys Bay na África do Sul, Desert Point na Indonésia, Teahupoo e outras ondas menos conhecidas no Tahiti; Pipeline no Hawaii é uma onda que eu gosto muito de surfar quando está boa, Rocky Point, Jocko’s; enfim, é muita onda boa espalhada pelo mundo! Foram muitas trips animais surfando ondas especiais e conhecendo pessoas legais pelo mundo. Isso é o que eu trago de maior comigo durante esses anos de Circuito Mundial. O que mais valeu a pena foi isso, conhecer culturas diferentes, fazer amizade com pessoas verdadeiras que amam o Surf assim como eu, são coisas que a gente leva para a vida. Ter oportunidades muitas vezes de poder voltar a lugares, reencontrar os amigos e trocar idéias, falar sobre a vida, isso aí realmente não tem preço!

 

RÁDIO UBATUBA SURF: Verdade, Hizunome, disse tudo, não tem preço essas amizades verdadeiras que conseguimos com o Surf, muito mais que um esporte, um estilo de vida! E cara, nesse contexto de amizade, recentemente você ganhou aqui em Ubatuba o Surf Treino Corinthians Surf Club organizado pela família Dantas. Vi numa postagem em seu instagram, sua felicidade por vencer o evento na Pro e ver seu filho Horion também chegar ao pódio na categoria de base. Fale um pouco desse momento:

HIZUNOME: Foi muito maneiro esse campeonato feito pelo Guigui! Foi um evento que consegui vencer, graças a Deus, e ver meu filho Horion chegar no pódio num mar casca grossa ali em Itamambuca com altas ondas, vendo meu filho conseguir passar a arrebentação lá atrás e pegar boas ondas foi muito legal. Foi uma evolução dele, né, nós que acompanhamos nossos filhos desde pequenos e percebemos essa evolução é muito gratificante! Ver ele se dando bem, se empenhando num esporte tão bom para a saúde e a mente é muito legal. Sempre pratiquei o Surf com muito amor e sempre o incentivei, mas a vontade para gerar resultados tem que vir de dentro da gente. Graças a Deus ele agora está começando a enxergar esse lado legal do Surf de estar na praia todo dia, treinando com os amigos, evoluindo. Ver o garoto no pódio em 3º lugar no meio de uma molecada mais competitiva que já vem no ritmo a mais tempo me deixou muito feliz; poder compartilhar isso com meu filho é o maior presente que eu posso ter.

RÁDIO UBATUBA SURF! Irado hein, foi um momento especial para vocês, parabéns! Vamos falar agora de pranchas e patrocinadores. Quais são as pranchas que você está usando e quais são as empresas que investem no atual momento em sua carreira?

HIZUNOME: Minhas pranchas que uso atualmente são da Silver Surf, marca que representa o shaper californiano Timmy Paterson no Brasil através do grande trabalho dos irmãos Tico e Teco. São as mesmas pranchas usadas pelo Ítalo Ferreira. Estou usando essas pranchas desde 2016 e muito feliz com a parceria. Em média minhas pranchas tem 27 litros variando entre Epóxi e PU. O tamanho vai de 5’10” a 6’1”.  As menores uso rabeta swallow e as maiores entre round a round pin. Na parte de patrocínio, venho trabalhando com a Back Fish, mais ou menos desde 2014, uma Surf Wear que vem me apoiando numa parceria bem legal! Na parte de acessórios tenho o patrocínio da Banana Wax que fortalece bastante nessa parte. E aqui em Ubatuba tenho o apoio na parte física da Fisio e Funcional, clínica especializada em prevenção e recuperação física com estrutrura muito avançada. Conto também com apoio na parte de alimentação com o Okone Sushi, tradicional pico de comida japonesa, Holy Fish Gastropub, que é um pico novo, um barzinho bem legal com uns rangos maneiros; e o Salve Burguer, uma hamburgueria que manda super bem e capricha no lanche da galera!

 

RÁDIO UBATUBA SURF: Beleza então Hizu, muito obrigado por sua participação no nosso site contando um pouco da sua história, parabéns pela bela carreira construída e muita coisa a acontecer ainda! Fica o espaço para sua mensagem final voltada aos atletas ubatubenses e para as pessoas que acompanham a Rádio Ubatuba Surf. Aloha!

HIZUNOME: A parada do Surf é acreditar e fazer por amor! Surfar com vontade de ser melhor, não melhor do que os outros mas melhor que você mesmo. Tentar superar seus limites, vencer seus medos. E no dia a dia, ao ir surfar, se estiver com algum problema deixe tudo dentro dágua: coisas tristes ou algo que esteja te incomodando, leve para a água e deixe nas mãos de Deus que tudo será purificado e você vai sair do mar com uma energia muito melhor, sempre! Valeu, é isso, ‘tamo junto’!