Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Kids On Fire

As condições são favoráveis: muitas praias e vários tipos de ondas, constância, eventos (que já foram muitos e em breve retornarão com força total), gente preparada para apoiar e desenvolver potenciais. Tudo isso transforma Ubatuba num celeiro de novos talentos do Surf. Nessa vibe a Rádio Ubatuba Surf apresenta a coluna KIDS ON FIRE. 

O pequeno Pedro Henrique, ou Pedrinho, como é conhecido, começou a surfar bem cedo, com 3 anos de idade, incentivado por seu tio Gustavo Araújo, sua mãe Carol e seu pai Daniel. Já concretizou alguns objetivos na sua carreira como conquistas de alguns títulos importantes na cidade; e na parte técnica, uma das metas a serem alcançadas é completar o difícil Back Flip.

 

Rádio Ubatuba Surf: Pedro Henrique, grande Pedrinho, qual é sua manobra preferida e qual é aquela que você curte mais ainda não conseguiu completar?

Pedro Henrique: Minha manobra preferida é o tubo! É uma das manobras que eu mais gosto. No meu dia a dia quando está rolando altas ondas de tubo eu corro para o surf na zero hora. Uma manobra que eu acho muito irada que eu ainda não consigo completar é o Back Flip. Eu já tentei uma vez mas não consegui, caí para trás da onda.

Rádio Ubatuba Surf: Quais são seus principais títulos?

Pedrinho: Meu principal título foi em 2019, quando eu fui campeão ubatubense na categoria estreante. Fiz algumas finais no Circuito Hang Loose Surf Attack quando eu era da categoria Petit e atualmente sou o campeão do Circuito Lanai. Também ganhei o campeonato da Filipe Toledo Surf Store, quando o Filipinho veio para cá, na categoria Sub 12.

Rádio Ubatuba Surf: Carol Araújo e Daniel Ferreira, vocês que são os pais do garoto, mesmo sendo separados eu vejo que vocês tem uma sintonia muito legal em cuidar do pequeno. Falem sobre algumas características do filhão:

Carol Araújo: Ah, quem já conhece o Pedrinho sabe como ele é, esse menino carinhoso, amoroso. Uma luz que ele transmite para todos, né. E assim, ele é muito dedicado em tudo que faz, sempre põe Deus em primeiro lugar. É um ótimo filho, tem muitas qualidades!

Daniel Ferreira: O Pedrinho é muito focado! Muito dedicado nos treinos, adora o treino funcional, curte e se concentra nas aulas de inglês que ele faz. Por ser criança, precisa brincar e tal, as vezes dá uma desviada normal. Aí falamos para ele: beleza, brincar é importante mas na hora do treinamento, é treinamento. Mas ele é demais, ama surfar, muitas vezes acordamos 4:30h, 5h da manhã para surfar e ele acorda na boa. Não falta nos treinos, essa dedicação dele nos motiva a apoia-lo cada vez mais. Eu pego onda, a mãe dele pega onda, o tio dele que ele admira muito também pega onda, enfim, está com todo o apoio para fazer o que ele realmente gosta de fazer!

Rádio Ubatuba Surf: Pedrinho e Daniel, como é feita a preparação física e técnica?

Pedrinho:  A minha preparação começa fora d’água com treino funcional, tenho também treino de natação duas vezes por semana. Na água faço parte da equipe Effect Surf Coaching, com treinos duas vezes por semana para poder melhorar minha preparação física e evoluir tecnicamente.

Daniel: Acho muito importante essa preparação que a nova geração possui com apoio dos pais. Animal mesmo, os pais apoiando os filhos! Na minha época meus pais apoiavam mas não é como hoje. Atualmente os pais incentivam mais, levam para a praia, às vezes praias mais distantes, estão juntos, levam um alimento no treino, coisas assim. E nos eventos, no caso do Pedrinho eu revezo com a mãe dele para acompanha-lo nos campeonatos, em algumas ocasiões temos que arrumar uma maneira de ficar 3, 4 dias afastados do serviço para acompanhar, mas vale muito a pena! A criança se sente mais segura com os pais por perto, é bem bacana!

Rádio Ubatuba Surf: Pedrinho, quais são os atletas que você gosta de ver surfando aqui em Ubatuba e no Circuito Mundial?

Pedrinho: em Ubatuba os surfistas que eu mais gosto de ver são Hizunome Betero, Tamae Betero, Renato Galvão, o ‘Filhão’ que é o apelido mas o verdadeiro nome é Deivid Silva. Gosto de ver bastante o Costinha, Felipe Gardelin e Wesley Dantas. E da elite mundial gosto de ver o Filipe Toledo, que no caso é meu ídolo, Ítalo, Gabriel Medina, Jordy Smith. Também curto o Julian Wilson e o John John.

Rádio Ubatuba Surf: Quais são as pranchas que você está usando? Quem são seus patrocinadores e apoiadores?

Pedrinho: Atualmente estou usando as pranchas do Achiles Cerullo, tenho duas pranchas PU e uma Epóxi. Uma PU é 5’1” Round, a outra é 4’11” Swallow. A de Epóxi também é 4’11” Swallow. Meus patrocinadores são: Achiles Cerullo Surfboards e Filipe Toledo Surf Store. Tenho os apoios da Effect Surf Coaching, Ki-Beirute, Wizard (Ubatuba) Napoleta, Special Board e da Academia Movimento e Harmonia.  

Rádio Ubatuba Surf: Deixe uma mensagem para a galera de Ubatuba falando da sua ligação com o Surf;

Pedrinho: Quando eu estou surfando me sinto muito feliz, muito alegre! Isso é uma coisa muito boa para mim. Minha mãe quando estava grávida, ela surfava comigo dentro da barriga, eu já nasci instigado (risos). Sempre tive o apoio do meu tio, da minha família me apoiando naquilo que eu queria fazer e isso veio me deixando mais preparado para o que eu faço hoje em dia. Minha mensagem para a galera é: Vem surfar que o Surf é vida!

Fotos: Arquivo Pessoal.