Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline

Esta coluna tem o objetivo de apresentar à comunidade do Surf grandes figuras que encontramos com frequencia no outside de nossa costa abençoada, e também aqueles que, mesmo fora da água nos dias atuais, escreveram uma bonita história no Surf ubatubense.

Esse figurão é um dos mais velhos (digamos experientes!) surfistas brasileiros em atividade: o local da PG Alfredo Luiz ou 'Véi' como ele prefere ser chamado. Apesar de Alfredo ter começado a surfar com idade já avançada (mais um exemplo de que nunca é tarde!), ele nos mostra que é possivel ir longe com saúde e disposição em plenos 75 anos de vida e muito surf!

Alfredo ficou em pé pela primeira vez numa prancha aos 60 anos nas ondas da Baleia em São Sebastião. Mora em Ubatuba há quase 10 anos e é visto com frequência na PG ou pedalando pela cidade. Ele sempre foi praticante de esportes como atleta de pólo aquático e triatleta, e isso sem dúvidas o ajudou a rapidamente se adaptar ao Surf. O sorriso é marca registrada deste big kahuna, sempre alegre e feliz quando está na água com seu longboard amarelo.

Agradecimentos especiais ao fotógrafo Samuel Campos que gentilmente nos cedeu as fotos aquáticas. Visite e siga o instagram de Samuel Campos: @samucaz . 

RADIO UBATUBA SURF: Como foram seus primeiros contatos com o Surf?

ALFREDO (VÉI): Comecei a surf no Guarujá, Pitangueiras, perto do Ilhote. Minha filha comprou um bodyboard e entrou no mar, nessa época eu já tinha 58 anos. Logo ela saiu e eu disse: ‘deixa eu experimentar esse negócio aí’. Como estava um dia fácil para entrar, logo peguei uma onda, já fui de lado e não deu outra, saí rapidinho na parede e puts, aquilo entrou na veia, nossa (risos), fiquei brincando lá um pouco, saí e já comprei um pé pato. Enfim, quase que tomei o bodyboard dela. Sempre pratiquei esportes, era jogador de pólo aquático em São Paulo no clube Pinheiros, isso me ajudou na adaptação. Em seguida, acabei comprando um lote no sertão de Camburí em São Sebastião, fui desenvolvendo no bodyboard e comecei a surfar ondas maiores com a galera local. A turma lá me enchia o saco, diziam que eu pegava ondas grandes, por que não começar a surfar de prancha. Nisso peguei um longoboard, fui para a Praia da Baleia onde é mais fácil começar, peguei 2 ou 3 espumas e logo consegui ficar em pé. Insisti um pouco mais, fui para o fundo e dropei uma parede e aí já viu: nunca mais peguei no bodyboard (risos)!

UBATUBA SURF: Quando você chegou aqui em Ubatuba?

ALFREDO: Eu era de São Paulo capital, depois me mudei para Camburi em São Sebastião. Agora já fazem 9 anos que moro aqui na Praia Grande em Ubatuba, cheguei em 2012.

UBATUBA SURF: Você possui alguma alimentação especial para manter a forma?

ALFREDO: Bom, começo o dia com limão, açafrão e própolis. Vou ver o mar e retorno, faço uma vitamina com mamão, maçã, banana, uma clara de ovo e adiciono alguns cereais como linhaça, gérmen de trigo, aveia. Coloco um pouco de leite ninho, levedura de cerveja, enfim, vou variando, adiciono também um pouco de guaraná em pó e cacau. Bato tudo e tomo, antes do Surf. Na volta, faço um café e pão na chapa. Durante o dia me alimento com mais algumas coisas como milho, iogurte. Por volta das 5h da tarde pego uma marmita, na maioria das vezes de peixe, e a noite se sinto fome faço um lanche leve. E aí já era, vou dormir (risos)!

UBATUBA SURF: Alfredo, você é uma referência para muitos amigos que surfam e te encontram com frequência na PG, sempre muito disposto e sorridente. Deixe sua mensagem para os ouvintes da rádio que planejam, assim como você, surfar por muitos e muitos anos!

 ALFREDO: O recado para a galera é dar muita risada, ser uma pessoa humilde e compreensiva, namorar bastante porque isso é muito importante (risos)! E é isso, não fazer mal a ninguém, ser honesto e viver em paz, cuidar do corpo e da alma. Abraço!